Coordenadora: Roseane de Fátima Vilela Bortone
PROJETOS
PROJETO: O CONTADOR DE HISTÓRIAS2° PERÍODO
Este projeto visa garantir a riqueza da vivência narrativa desde os primeiros anos de vida da criança, contribui para o desenvolvimento do seu pensamento lógico e também de sua imaginação que segundo Vigostky¨(1992, p.122) caminham juntos: ¨a imaginação é um momento totalmente necessário e inseparável do pensamento realista. ¨A leitura promove momentos lúdicos, sendo caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
Este projeto ofereceu momentos agradáveis, onde a imaginação e a criatividade foram complementares ao mundo da fantasia e dos sonhos, fortalecendo as relações afetivas e contribuindo para o crescimento intelectual e social de cada criança.
CONTANDO, BRINCANDO,SENTINDO E APRENDENDO
1º PERÍODO
Brinquedoteca
Laboratório de Informática
A importância da leitura de diferentes tipos de textos na Educação Infantil
É objetivo da escola e das famílias em geral proporcionar às crianças o acesso ao conhecimento e a formação de indivíduos críticos, comprometidos com si mesmo e com a sociedade. Portanto, é tarefa urgente dos pais e da escola, em todos os níveis, buscar maneiras de estimular, mais do que a capacidade de ler, o prazer pela leitura, desenvolvendo desde a mais tenra idade a formação de bons leitores.
O acesso a diferentes tipos de texto, mesmo bem antes da alfabetização, permitirá desenvolver tais capacidades, além de apresentar à criança elementos constitutivos do texto: vocabulário, estrutura, enredo, coerência interna, elenco de personagens e, além disso, o uso social da escrita, elementos esses que serão fundamentais no processo de alfabetização. Isso porque constatamos que “as crianças constroem conhecimentos sobre a escrita muito antes do que se supunha”
Brinquedoteca
Laboratório de Informática
Sala de Multimídia