Histórico



              A Escola Municipal “José Norberto de Andrade” recebeu primeiramente a denominação de Escolas Reunidas Anexas ao Ginásio de Perdões. Logo se transformou em Grupo Escolar Anexo ao Ginásio de Perdões, pelo Decreto n.º 9587 de 28.01.1966. Era então governador Dr. José Magalhães Pinto.
            Sua instalação procedeu-se de maneira festiva em reunião com a comunidade na data de 17.02.1966, às 18 horas, no salão da Escola da Comunidade Dulce Oliveira. Denominou-se Escola Estadual de Perdões, através de Publicação Oficial que foi logo retificada para Escola Estadual Anexa ao Ginásio de Perdões. A denominação de Escola Estadual “José Norberto de Andrade” se deu pela Lei 7224 de 05.05.78, no governo de Dr. Antônio Aureliano Chaves Mendonça.
        O descerramento da placa com a nova denominação ocorreu de forma festiva com comemorações em 11.06.1978, com a presença de autoridades locais e convidados especiais. A escolha do nome José Norberto de Andrade, foi motivada pelos relevantes serviços prestados por ele ao município de Perdões, durante toda sua vida, tendo sido prefeito por duas legislaturas. Sua participação também foi destacada na construção do prédio da Escola da Comunidade Dulce Oliveira, mantida pela CNEC e cedida à Escola Estadual “José Norberto de Andrade”, durante 27 anos, onde os alunos do curso de 2º grau Habilitação para o Magistério faziam seu Estágio Curricular. A escola representava assim um "laboratório", sendo grande a sua importância para a comunidade, prestando inúmeros serviços.
             Em meados de 1991, foi solicitada pela administração da Escola da Comunidade Dulce Oliveira, a desocupação do prédio por parte da Escola Estadual “José Norberto de Andrade”, já que a Escola Dulce Oliveira ampliava seus cursos e necessitava do espaço por ela ocupado.
                  Enviada a necessidade ao então governador, Dr. Hélio Garcia, já em 1992, iniciaram-se as obras e, no ano de 1993 a Escola Estadual José Norberto de Andrade se instala em prédio próprio, na Administração do Prefeito Dr. Hamilton Resende Filho.
                 Em 1º de Março do ano de 1998, aconteceu a municipalização da Escola, pela Lei Municipal n.º 1926/97, ficando denominada Escola Municipal “José Norberto de Andrade”.
                Atende atualmente o Ensino de Educação Infantil 1º e 2º períodos, os anos Iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos (Do 1º ao 5º ano) e Educação de Jovens e adultos  com um total de 600 alunos , desenvolvendo Projetos Institucionais.

Pesquisar